Após reunião com o presidente do Corecon-MT, deputado estadual marca audiência pública em homenagem ao Dia do Economista

29/07/2019

O presidente do Conselho Regional dos Economistas de Mato Grosso, Evaldo Silva, esteve em reunião na última quarta-feira (24/07) com o deputado estadual Thiago Silva (MDB). Na ocasião, o presidente do CORECON-MT apresentou pautas de interesse dos economistas e do Conselho, no que tange ao papel de fiscalização desempenhado pela entidade de classe. "Nosso objetivo é que o poder público, por meio do Legislativo, apresente leis que favoreçam nossa atividade profissional, beneficiando diretamente aqueles que estão devidamente regularizados e aptos a exercerem suas atividades, bem como aqueles que contratam os serviços de um economista, que por sua vez, estarão recebendo atendimento técnico de qualidade", disse Evaldo.

Na oportunidade, o parlamentar Thiago Silva, que também é graduado em Ciências Econômicas, não só se colocou à disposição do Conselho, como ainda propôs a realização de uma audiência pública no dia 12 de agosto, na Assembleia Legislativa, em homenagem ao Dia Nacional do Economista, comemorado sempre no dia 13 de agosto - data em que o ex-presidente Getúlio Vargas sancionou a Lei Nº 1.411, em 1951, oficializando a profissão de economista no Brasil.   

Outra pauta debatida na reunião, foi a da obrigatoriedade disposta no Decreto Nº 31.794/1952, que trata da regulamentação da profissão de economista e da necessidade de que todo Plano Econômico pertencente a qualquer esfera do Executivo, seja municipal, estadual ou federal, seja devidamente assinado por um economista registrado no Conselho Regional ou Federal de classe, sob pena de não ter validade.

"Embora pareça óbvio que, dentre outros fatores, a capacitação técnica para a tomada de decisões no âmbito econômico seja primordial para o sucesso da administração pública, o papel do economista ainda é negligenciado por algumas gestões. Vale dizer que, os Conselhos Regionais e Federal de Economia podem e devem se posicionar não apenas para exigir que a lei seja respeitada, mas para, também, promover um debate aberto com a sociedade incentivando essa importante ponte entre poder público e as reais necessidades da população nas esferas social e econômica, e exatamente por isso, essa reunião com o deputado foi tão importante", finalizou o presidente do CORECON-MT.

 

Fonte: Andressa Boa Sorte/ Assessoria de Imprensa