Assessor diplomático da vice-presidência da República participa do Encontro dos Economistas do Centro-Oeste em Cuiabá

03/08/2019

XI ENEOESTE  abordará entre outros temas, relações comerciais entre os estados do Centro-Oeste e a China

O diplomata Vicente Amaral Bezerra, atualmente assessor diplomático na Vice-Presidência da República, será um dos palestrantes da décima primeira edição do ENEOESTE (Encontro dos Economistas da Região Centro-Oeste), que vai ser realizado nos dias 15 e 16 de agosto, no Centro Cultural da UFMT, em Cuiabá.

A palestra abordará os aspectos políticos e econômicos das relações entre o Brasil e a China – país que atualmente é o principal mercado de destino das exportações brasileiras. Segundo a Fundação Getúlio Vargas, de 2002 a 2018, a participação da China nas exportações do Brasil saltou de 4,2% para 26,6%.

Vicente Bezerra é diplomata de carreira, desde 2007, e possui ampla experiência nas relações internacionais. Antes de ocupar o atual cargo de assessor diplomático do governo brasileiro, já trabalhou na Embaixada do Brasil em Lima, no Peru e em Nova York, nos Estados Unidos.

O XI ENEOESTE irá reunir autoridades, profissionais da área, empresários e acadêmicos do curso de ciências econômicas para debater, entre outros assuntos, os impactos dos investimentos no cenário nacional e internacional envolvendo os estados da região Centro-Oeste. O encontro é realizado pelo Conselho Regional de Economia - CORECON-MT, e os Conselhos Regionais dos demais estados participantes: Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, e conta ainda com o apoio do Conselho Federal de Economia - COFECON, e da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso.

De acordo com o presidente do CORECON-MT, Evaldo Silva, o evento será uma grande oportunidade de promover debates acerca do protagonismo da região Centro-Oeste diante do mercado internacional. "Tivemos o cuidado de incluir na programação do ENEOESTE, palestrantes renomados nos mais variados temas que envolvem o mercado econômico atual. A ideia de firmar parceria com a Faculdade de Economia da UFMT, foi justamente com objetivo de aproximar os acadêmicos da realidade e dos desafios do dia-a-dia que a profissão de economista exige. Ao final das palestras, inclusive, iremos entregar certificados aos acadêmicos que assistirem aos debates", destacou Evaldo.

A programação do ENEOESTE inclui, nos dois dias de evento, temas relacionados às políticas econômicas, sustentabilidade, bancos de fomento e mercados de capitais.

Confira a programação completa:

XI ENEOESTE - Encontro dos Economistas da Região Centro-Oeste

15/08 (quinta-feira)

19h - Coquetel Abertura

19h30 - Palestra Magna - "As Perspectivas Econômicas de MT" - Governador Mauro Mendes

16/08 (sexta-feira)

8h30 – Palestra “Economia e Política no Brasil de hoje” - Wellington Leonardo da Silva (presidente do Conselho Federal de Economia)

9h30 – Palestra “Bancos de fomento: qual o seu papel no financiamento de longo prazo?” - Luciana Acioly da Silva (Conselheira do Conselho Regional de Economia no Distrito Federal e pesquisadora do IPEA)

10h30 - Palestra "A Nova Teoria do Crescimento Econômico Sustentável e a economia 4.0" - Luiz Carlos Barnabé de Almeida (Vice-presidente da Ordem dos Economistas do Brasil)

14h – Palestra “O Mercado de Capitais e um mundo novo a ser explorado” – Dr. César Bergo (Presidente do Corecon/DF)

15h – Palestra “A representação do Centro-Oeste na Economia Nacional - Jaime Elias Verruck (Secretário do Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso do Sul)

16h – Palestra “Revisando a Economia mato-grossense – Dr. Fernando Tadeu (Economista e professor)

19h - Palestra "Federalismo à Brasileira e suas Consequências: a Importância dos Incentivos Fiscais em MT" - Fernando Vieira (Auditor da Controladoria Geral de Mato Grosso)

20h – Palestra “Relações entre Brasil e China: aspectos políticos e econômicos” (Diplomata Vicente Amaral Bezerra)
 

 

Fonte: Andressa Boa Sorte/ Assessoria de Imprensa