Corecon-MT completa 45 anos de fundação com homenagens e lança selo postal comemorativo

14/12/2019

O Conselho Regional de Economia de Mato Grosso – CORECON-MT celebrou os 45 anos de fundação da entidade no estado, com uma cerimônia realizada na noite desta sexta-feira (13). Na ocasião, sessenta e quatro economistas de Mato Grosso foram homenageados recebendo das mãos do presidente do Conselho, Evaldo Silva, a Comenda Corecon Mato Grosso. Além disso, a solenidade marcou também o lançamento do selo postal comemorativo dos 45 anos de história da entidade.

“O aniversário de 45 anos do Corecon em Mato Grosso é uma ocasião muito significativa e eu não poderia deixar passar em branco, uma vez que o papel do economista nunca esteve em tanta evidência como agora, nas áreas administrativas, política, sociais e econômicas. Quero aproveitar a oportunidade para destacar que a função deste Conselho, não é só fiscalizar a atividade profissional, mas também zelar pela coletividade e garantir que todos tenham acesso a serviços desenvolvidos por profissionais capacitados e éticos. Garantir a qualidade técnica dos nossos economistas faz com que todos ganhem”, disse Evaldo.

Entre os homenageados com a Comenda Corecon Mato Grosso, está o economista e deputado estadual Thiago Silva, que destacou a importância da classe nas decisões políticas. “Sinto-me muito honrado por fazer parte deste momento, como economista e deputado, parabenizo o Corecon-MT através do presidente Evaldo Silva pela iniciativa. O nosso papel enquanto economistas é colocar em prática tudo o que aprendemos na faculdade, e assim, lutar para diminuir a desigualdade social no nosso estado e país”, disse o parlamentar.

Para o pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT, Fernando Tadeu de Miranda Borges, a comemoração dos 45 anos da entidade merece destaque. “Os economistas são profissionais que atuam diretamente no desenvolvimento do estado, trabalham pelo bem-estar social e qualidade de vida. Esta é uma homenagem muito válida”, completou.

A cerimônia de lançamento do selo comemorativo dos 45 anos do Corecon em Mato Grosso, contou com a presença do superintendente dos Correios no Estado, Gilson do Espírito Santo Cunha. Num gesto simbólico, os economistas participaram da “obliteração”, que é o ato de carimbar as primeiras peças com o selo da entidade. “É uma alegria para nós, participarmos deste momento importante para o Corecon. A partir de agora, o nome do Conselho será levado a muitos lugares através do selo postal e vai ganhar o mundo”, destacou o representante dos Correios.

Para o presidente do Corecon-MT, Evaldo Silva, o selo é uma forma de registrar o momento. “Marcamos este tempo através do selo postal de 45 anos e escolhemos para a homenagem, os economistas que se destacaram ao longo desse período. O nosso objetivo é, desta forma, celebrar a importância da carreira de economista, valorizando os profissionais que atuam no mercado e estimulando uma nova geração de economistas que ainda estão nas universidades”, concluiu.

História do Corecon-MT

O Conselho Regional de Economia foi regulamentado por meio de Decreto nº 31.794, e também pela Lei nº 6021, de 30 de maio 1974, quando foi estabelecida a sede em Cuiabá. O Corecon é uma autarquia federal que fiscaliza a profissão de economista e faz parte do sistema CORECONs/COFECON. Atualmente, cerca de mil e trezentos profissionais inscritos estão distribuídos na capital e demais cidades de Mato Grosso.

 

Fonte: Andressa Boa Sorte/Assessoria Corecon-MT