CORECON-MT vai homenagear autoridades mato-grossenses com a Comenda "Economista Roberto Campos"

22/10/2019

Os conselheiros do Conselho Regional de Economia de Mato Grosso - Corecon-MT, aprovaram em sessão extraordinária, da última quarta-feira, dia 16/10, a concessão da Comenda "Economista Roberto Campos" a dez personalidades de Mato Grosso que desempenham importante papel para o desenvolvimento da economia do estado. As homenagens partiram de um projeto elaborado pelo presidente do Corecon-MT, Evaldo Silva, e foram aprovadas por unanimidade pelos demais conselheiros. As Comendas serão entregues durante a solenidade em comemoração aos 45 anos da entidade no dia 18 de novembro.

Serão homenageados o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes; o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho; o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro; a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos; o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso, Gustavo de Oliveira; o presidente da Associação Comercial de Cuiabá, Jonas Alves de Souza; o presidente da FAMATO, Normando Corral; o presidente da FCDL, Osair Nunes Bezerra; o presidente da CDL Cuiabá, Nelson Soares Junior; e a presidente da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso, Gercimira Ramos Moreira Rezende.

Durante o evento, o Conselho também irá homenagear conselheiros que já passaram pela entidade, além dos que estão na ativa, com a Comenda "45 anos Corecon-MT", em reconhecimento ao serviço prestado em prol da categoria, fortalecendo o Conselho de Classe e contribuindo para a carreira dos economistas em Mato Grosso. Ainda integrando a celebração aos 45 anos da entidade, os conselheiros também aprovaram na última plenária, a confecção do selo comemorativo de aniversário do Conselho, apresentado pelo presidente Evaldo Silva, que também é Conselheiro Federal no Cofecon (Conselho Federal de Economia).

Comenda "Economista Roberto Campos"

"Nós criamos a Comenda 'Economista Roberto Campos' com intuito de homenagear em forma de distinção honorífica,  personalidades que contribuem para o engrandecimento da sociedade por seus trabalhos nas esferas política e econômica de Mato Grosso", disse Evaldo.

A escolha do nome da Comenda prestigia o ilustre economista Roberto de Oliveira Campos, que nasceu em Cuiabá, em 17 de abril de 1917. Além de economista, foi professor, escritor e político brasileiro. Nascido em uma família de origem humilde, formou-se em Filosofia e Teologia em um seminário católico, seguindo a carreira diplomática após passar no concurso do Itamaraty. Foi nomeado Cônsul  de terceira classe em Washington, e, nesta cidade, se formou em Economia pela Universidade George Washington. Pouco tempo depois, foi promovido a cônsul de segunda classe, e foi designado segundo secretário de Washington. Fez parte da delegação brasileira da Conferência de Bretton Woods, que criou o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial. Após isso, juntou se à representação do Brasil nas Nações Unidas em Nova Iorque, onde fez a sua Pós-Graduação em Economia pela Universidade de Colúmbia. No período em que permaneceu nos Estados Unidos, foi membro da delegação brasileira em diversas reuniões e conferências internacionais.

Mais tarde, tornou-se parte da assessoria econômica do presidente Getúlio Vargas, sendo um dos idealizadores da Petrobras, autarquia que havia sido inicialmente pensada como empresa mista sob controle majoritário do Estado ao invés de um monopólio estatal. No Governo Juscelino Kubitschek, foi um dos Presidentes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e teve uma participação importante no Plano de Metas. Foi ministro do Planejamento durante o governo de Castelo Branco, quando promoveu muitas reformas econômicas. Foi um dos idealizadores do BNDES, Banco Central do Brasil, Estatuto da Terra e do FGTS.

Em 1982, foi eleito senador pelo seu estado natal, Mato Grosso. Em 1990, ao invés de disputar a reeleição como senador, preferiu se candidatar a deputado federal pelo Rio de Janeiro, tendo sido eleito naquele ano e reeleito em 1994. Em 23 de Setembro de 1999, foi eleito imortal pela Academia Brasileira de Letras. Faleceu no dia 9 de outubro de 2001, no Rio de Janeiro.

 

Fonte: Andressa Boa Sorte/Assessoria Corecon-MT