Corecon tem um terço de conselheiros renovado e elege novo presidente

18/01/2018

 
Após dois anos de uma gestão bem-sucedida, o economista Evaldo Silva deixa a presidência do Conselho Regional de Economia de Mato Grosso. “Estou com a sensação de missão cumprida”, disse Evaldo, que assumiu o primeiro mandato em 2016, tendo que enfrentar um desafio pela frente: sanar as contas do Conselho que estavam com diversas pendências financeiras e ainda resgatar a credibilidade do Corecon-MT perante à própria categoria e sociedade. “Nesses dois anos, desenvolvi um árduo trabalho para reorganizar as finanças do Conselho, tendo obtido êxito e podendo ter a satisfação de entregar para próxima gestão, recursos em caixa”, enfatizou Evaldo.
 
O presidente eleito para 2018 por aclamação, foi o economista Ricardo Augusto Moreira da Silva, que foi vice de Evaldo nos anos anteriores. “O Evaldo fez um excelente trabalho, melhorou a estrutura do Corecon em todos os aspectos, físico, de corpo técnico, na administração e também na parte institucional. Minha pretensão daqui para frente é dar continuidade à esse projeto e tornar o Corecon-MT cada vez mais forte”, disse Ricardo, que na eleição com chapa única, foi indicado e apoiado pelo ex-presidente, que também sugeriu como vice, a conselheira Ângela Ester Malmann Centenário, de Sinop. “Essa indicação do Evaldo foi muito feliz, pois tendo a Angela como vice, podemos expandir ainda mais a atuação do Corecon no Estado”, disse o presidente eleito. 
 
Na sessão solene realizada nesta quarta-feira (17/01), tomou posse no Corecon, o terço de conselheiros que deve ser renovado a cada três anos. Assumiram uma cadeira no Conselho estadual, os economistas Deyse Benedita do Espírito Santo Siqueira, Rosbeck da Penha Bucair e Gabriela Limonge Cavlac, além dos suplentes Gonçalo Papazian, Fernando Tadeu de Miranda Borges e Antonio Benedito Maciel Costa.
Representantes da Universidade Federal de Mato Grosso participaram da solenidade e elogiaram o trabalho realizado nos últimos dois anos. “A criação do Corecon Acadêmico nos deu a oportunidade de vivenciar de perto a atividade profissional do economista. O ex-presidente Evaldo e toda sua equipe não mediram esforços para que esse sonho se tornasse realidade, e com certeza, essa aproximação da universidade com nomes renomados da economia em Mato Grosso, vai proporcionar o surgimento de profissionais cada vez mais comprometidos”, disse o presidente do Corecon Acadêmico Fernando Henrique da Conceição Dias. 

A presidente do Centro Acadêmico de Economia da UFMT, Anna Paula Leon Leite, também destacou a atuação que o Corecon começou a desempenhar nos últimos dois anos. “Sabemos que um Conselho forte promove valorização para a categoria, de modo a não só fiscalizar o bom andamento da profissão, mas também para que empresas, setores públicos e a própria sociedade reconheçam a relevância do economista”, disse Anna Paula.
 
A nova gestão do Corecon-MT destacou na sessão solene, que pretende continuar o bom trabalho que já vem sendo feito, e que o objetivo é ter uma profissão atuante em todas as esferas da sociedade. “A nossa profissão vai muito além do que simplesmente interpretar números. O economista é capaz de analisar todo um cenário econômico e viabilizar alternativas eficientes para o bom uso dos recursos”, disse o novo presidente Ricardo.
O ex-presidente Evaldo Silva segue como Conselheiro Federal, cadeira ocupada no Cofecon, e que há tempos não tinha um representante de Mato Groso. “Decidi não concorrer este ano à presidência do Corecon-MT para poder me dedicar à minha função como Superintendente da Federação do Comércio do Estado, no entanto, pretendo continuar atuando no Conselho de Economia, e principalmente na esfera Federal”, disse.

 

Fonte: Assessoria Corecon-MT