Estudantes de Economia de Mato Grosso disputam vaga na IX Gincana Nacional de Economia que será realizada em outubro

04/06/2019

A competição se destina a estudantes de graduação em Ciências Econômicas, regularmente matriculados em instituições de ensino superior dos estados brasileiros credenciados pelo MEC - Ministério da Educação, não havendo limitações relativas a período ou idade. Poderão participar da IX Gincana Nacional de Economia - 2019 os estudantes vencedores das Gincanas Regionais de Economia.

Em Mato Grosso, este ano, o Corecon decidiu ampliar a disputa entre os estudantes. "Nos anos anteriores nós havíamos feito apenas uma etapa, escolhendo um dos polos onde existe a faculdade de economia para a disputa estadual. Este ano, optamos por realizar três etapas regionais: em Sinop, Rondonópolis e Cuiabá, sendo que após isso, as duplas vencedoras de cada regional, participarão de uma disputa entre si, na etapa estadual, para que a dupla vencedora represente Mato Grosso na Gincana nacional", disse o presidente do Corecon-MT, Evaldo Silva. "Entendemos que desta forma, podemos engajar mais os estudantes nessa competição que é um grande estímulo na busca pela expansão do conhecimento", destaca Evaldo.

A competição se dará por meio de três jogos simulados em sistema multimídia, sagrando-se vencedora do jogo a dupla que obtiver maior pontuação ao longo de toda competição. Os jogos envolverão conteúdos de política econômica, economia de empresas, macroeconomia, conhecimentos de economia em geral e mercado financeiro com ênfase na questão cambial, estimulando os participantes a aprofundarem seus conhecimentos.

De acordo com o presidente do Conselho Regional dos Economistas de Mato Grosso (Corecon-MT), Evaldo Silva, a participação dos estudantes é uma grande oportunidade para que esses futuros profissionais ganhem experiência sobre o dia-a-dia da profissão e possam, a partir da competição, que aborda diversos temas relacionados ao universo econômico, descobrir em qual campo desejam atuar após a graduação. "A economia tem um papel de protagonista nesse momento em que vivemos e os profissionais que atuam com essa ciência, precisam estar cada vez mais atualizados acerca de questões macro e com isso, propor inovação e desenvolvimento, seja no setor público ou privado", destacou Evaldo.

Alunos da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT) do Campus de Sinop participaram no início do mês de junho, das etapas classificatórias com vinte e uma duplas inscritas. A disputa ocorreu no Laboratório de Informática, sob a coordenação da Prof. Dra. Angela Ester Mallmann. Por meio de um jogo virtual, os estudantes se deparam com um problema econômico e procuram solucioná-lo usando conhecimento e definindo estratégias.

A etapa nacional ocorrerá nos dias 16 e 17 de outubro, durante o XXIII Congresso Brasileiro de Economia. A dupla vencedora de cada estado fará uma viagem para Florianópolis-SC, com direito a alimentação e hospedagem pagas pelo Conselho Federal e Conselho Regional de Economia-MT, para participar do evento e disputar a premiação em dinheiro.

Todos os documentos e orientações necessárias para a preparação das equipes nas Instituições de Ensino estarão disponíveis para download no site da Gincana http://www.cofecon. gov .br/gincana/, além das informações contendo as instruções de uso do software relacionadas à competição.

 

Fonte: Andressa Boa Sorte/ Assessoria de Imprensa