Mato Grosso participa do lançamento do Prêmio Band Cidades Excelentes

13/07/2021

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, recebeu a visita do Diretor do Grupo Bandeirantes em Mato Grosso, Evaldo Silva, que também é presidente do Conselho Regional de Economia de Mato Grosso (Corecon-MT), para conhecer o projeto Cidades Excelentes, que é uma premiação para gestores com boas práticas no setor público. O lançamento foi este mês de julho em todo o país. Na ocasião, também estava presente o Chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, o diretor do Instituo Áquila, Alan Torquetti e ainda, o presidente do Instituto, que também é um dos autores do livro que deu origem ao projeto, Raimundo Godoy.

O projeto é uma iniciativa é do Grupo Bandeirantes de Comunicação, Instituto Áquila, e em Mato Grosso tem a parceria da Associação Mato-grossense dos Municípios. “O Prêmio Band Cidades Excelentes vai proporcionar aos gestores ferramentas de gestão e um padrão de excelência, além dar uma visibilidade e valorização acerca de bons gestores municipais e ideias que podem ser compartilhadas”, disse Evaldo.

O escritor Raimundo Godoy, um dos autores do livro “Cidades Excelentes”, ressaltou que a iniciativa foi idealizada para contemplar municípios de todo o país. “O Brasil é a soma de 5570 municípios e 80% dos municípios brasileiros estão abaixo de 50 mil habitantes. O prêmio engloba toda a realidade brasileira, para que todos possam participar em igualdade de condições e tenham a oportunidade de mostrar suas boas práticas”, frisou.

Saiba como vai funcionar a premiação

Conforme os organizadores do Prêmio Band Cidades Excelentes, a meta é incentivar a implementação de projetos na esfera pública, disseminar soluções de gestão que sirvam de referência para outros municípios e também a valorização de servidores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população. Outro objetivo é otimizar os recursos, transformar a gestão e buscar o alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS, principalmente elevar o Índice de Desenvolvimento Humano-IDH brasileiro de 0,765 para 0,800.

A participação dos municípios de todas as regiões brasileiras, será dentro de uma seleção nacional e outra estadual, até o mês outubro deste ano.

De acordo com o regulamento, os municípios serão automaticamente inscritos para concorrer ao prêmio em determinada segmentação populacional, lembrando que a participação não é obrigatória.  Não poderão concorrer municípios que estejam inscritos no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal-Siafi.

A inscrição dos projetos deve obedecer às datas estipuladas no portal. Quanto aos critérios, a avaliação será feita a partir da ferramenta desenvolvida pelo Instituto Aquila, o Índice de Gestão Municipal-IGMA. A plataforma, que é estruturada baseada em inteligência artificial, foi criada com o objetivo de acompanhar a evolução dos municípios brasileiros, por meio de indicadores econômicos e sociais das cidades.

Os gestores poderão submeter os projetos qualitativos que garantem a melhoria da infraestrutura e qualidade de vida da população. Os indicadores são construídos a partir dos seguintes pilares: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública. Para cada pilar, os municípios serão separados em três categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local.

Os projetos qualitativos são de iniciativa pública e com o intuito de melhorar a gestão municipal da cidade avaliada. O mesmo município poderá concorrer apresentando mais de um projeto. Os projetos deverão ser submetidos através do portal do prêmio com os pré-requisitos de aplicação atendidos e servirão para aumentar a nota do indicador IGMA do município.

Fonte: Andressa Boa Sorte/Assessoria Corecon-MT