Presidente da Assembleia Legislativa Eduardo Botelho receberá do CORECON-MT, a Comenda “Economista Roberto Campos”

12/11/2019

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho, será um dos homenageados pelo Conselho Regional de Economia de Mato Grosso – CORECON/MT, por meio da Comenda “Economista Roberto Campos”. A honraria reconhece a atuação de lideranças que desempenham um papel importante no fortalecimento do estado.

“Fiquei surpreso com a homenagem e muito feliz. É bom saber que nossas ações têm dado bons frutos. Aproveito pra dizer que o Conselho de Economia, nos últimos anos, vem realizando um trabalho brilhante como fiscalizador da profissão de economista. Então, nosso respeito e reconhecimento também a essa instituição tão importante à sociedade”, destaca Botelho.

A homenagem ao presidente da AL, faz parte das comemorações dos 45 anos do CORECON-MT. “Decidimos criar a Comenda ‘Economista Roberto Campos’ como forma de reconhecer e estimular o trabalho de gestores que se empenham para valorizar a atuação dos economistas e, consequentemente, promovem o desenvolvimento do nosso rico estado”, disse o presidente do Conselho, Evaldo Silva. A comenda será concedida no dia 18 de novembro, às 9h, no auditório Milton Figueiredo, anexo à Assembleia Legislativa.

Eduardo Botelho é graduado em Engenharia Elétrica e em Licenciatura, com especialização em Matemática, pela Universidade Federal de Mato Grosso. Em 2014, foi eleito deputado estadual pela primeira vez, e hoje está no segundo mandato como presidente da AL. O desenvolvimento do setor econômico é um dos assuntos sempre em pauta na agenda do parlamentar.

“Mato Grosso tem grande potencial produtivo, mas temos que atuar para fazer com que o estado saia da produção primária, melhore a política econômica e dê segurança jurídica aos investidores. Acredito que, desta forma, o estado será forte também na industrialização da matéria prima. É um caminho necessário e eficaz à geração de emprego e renda”, disse Eduardo Botelho.

Neste ano, a Assembleia Legislativa também discutiu e aprovou o pacote econômico, que possibilita um incremento de receita para o Estado.

Comenda “Economista Roberto Campos”

O nome prestigia o economista cuiabano Roberto de Oliveira Campos, que também foi professor, escritor e político. Participou da criação do Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial, mais tarde, tornou-se parte da assessoria econômica do presidente Getúlio Vargas, e um dos presidentes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, no Governo Juscelino Kubitschek; também foi ministro do Planejamento durante o governo de Castelo Branco, quando promoveu muitas reformas econômicas, e um dos idealizadores do Banco Central do Brasil, Estatuto da Terra e do FGTS.

Além de Eduardo Botelho, serão homenageados o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes; o presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso, Gustavo de Oliveira; o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro; a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos; o presidente da Associação Comercial de Cuiabá, Jonas Alves de Souza; o presidente da FAMATO, Normando Corral; o presidente da FCDL, Osair Nunes Bezerra; o presidente da CDL Cuiabá, Nelson Soares Junior; a presidente da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso, Gercimira Ramos Moreira Rezende; o arcebispo de Mato Grosso, Dom Milton Antônio dos Santos; e o desembargador Carlos Alberto Alves da Costa, presidente do Tribunal de Justiça.

 

Fonte: Andressa Boa Sorte/ Assessoria Corecon-MT.