Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso recebe homenagem durante as comemorações dos 45 anos do CORECON-MT

14/11/2019

O Conselho Regional de Economia de Mato Grosso – Corecon-MT, irá homenagear, como parte das comemorações dos 45 anos de fundação, doze lideranças que contribuem, diariamente, para a movimentação da economia no estado. “Decidimos criar a Comenda ‘Economista Roberto Campos’ como forma de reconhecer e estimular o trabalho de gestores que se empenham para valorizar a atuação dos economistas e, consequentemente, promovem o desenvolvimento do nosso rico estado”, disse o presidente do Conselho, Evaldo Silva. A comenda será concedida no dia 18 de novembro, às 9h, no auditório Milton Figueiredo, anexo à Assembleia Legislativa.

Entre os homenageados está o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá, e também da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso – Facmat, Jonas Alves de Souza. “Eu me sinto muito honrado com este reconhecimento público. Trabalhamos pelo bem da classe empresarial e para atender às necessidades de todos. Sou grato ao Corecon-MT, em nome do presidente Evaldo Silva, por esta homenagem”, disse.

Jonas Alves é administrador de empresas. Em Mato Grosso, já atuou no ramo de distribuição de alimentos, agropecuária, empresa de táxi aéreo e concessionária. Hoje, ocupa a presidência da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá - a primeira instituição empresarial organizada no Estado de Mato Grosso, que há 107 anos colabora na consolidação da economia local.

“O Conselho Regional de Economia também realiza um trabalho importante no estado, com foco na regulamentação e organização. Vale dizer que as análises dos economistas nos auxiliam no nosso planejamento e execução. Obrigado pela homenagem e parabéns ao Corecon pela sua atuação”, conclui Jonas.

“Economista Roberto Campos”

A escolha do nome da Comenda prestigia o economista Roberto de Oliveira Campos, que nasceu em Cuiabá em 1917. Além de economista, foi professor, escritor e político. Fez parte da delegação brasileira da Conferência de Bretton Woods, que criou o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial. No período em que esteve nos Estados Unidos, foi membro da delegação brasileira em diversas reuniões e conferências internacionais.

Mais tarde, tornou-se parte da assessoria econômica do presidente Getúlio Vargas. No Governo Juscelino Kubitschek, foi um dos Presidentes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e teve uma participação importante no Plano de Metas. Foi ministro do Planejamento durante o governo de Castelo Branco, quando promoveu muitas reformas econômicas. Foi também um dos idealizadores do Banco Central do Brasil, Estatuto da Terra e do FGTS.

Além de Jonas Alves de Souza, serão homenageados com a Comenda: o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes; o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho; o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro; a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos; o presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso, Gustavo de Oliveira; o presidente da FAMATO, Normando Corral; o presidente da FCDL, Ozair Nunes Bezerra; o presidente da CDL Cuiabá, Nelson Soares Junior; a presidente da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso, Gercimira Ramos Moreira Rezende; o arcebispo de Mato Grosso, Dom Milton Antônio dos Santos; e o desembargador Carlos Alberto Alves da Costa, presidente do Tribunal de Justiça.

 

Fonte: Andressa Boa Sorte/ Assessoria Corecon-MT.