XI ENEOESTE movimenta Cuiabá com discussões sobre a economia do Centro-Oeste e participação de acadêmicos e economistas de MT, MS, GO e DF

19/08/2019

A capital mato-grossense foi palco do XI ENEOESTE (Encontro dos Economistas do Centro-Oeste) nos dias 15 e 16 de agosto. Marcaram presença profissionais, pesquisadores e acadêmicos de economia de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. As discussões giraram em torno das perspectivas de desenvolvimento do Centro-Oeste Brasileiro diante do cenário econômico nacional e internacional.

Na quinta-feira, dia 15, a palestra de abertura foi conduzida pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, que destacou a importância de trazer o debate sobre economia para a região que é reconhecida pelo forte potencial produtivo e exportador. “É um momento importante num cenário em que o nosso estado e a região Centro-Oeste têm esta perspectiva de contribuir com o Brasil, já que o agronegócio tem sido o responsável pelo equilíbrio e superávit da balança comercial brasileira”, disse o governador, que também elogiou a iniciativa do Conselho Regional de Economia, que através do presidente Evaldo Silva e demais conselheiros, reativaram o evento na capital mato-grossense após cinco anos sem a realização de uma nova edição. "Logo que o Evaldo e o pró-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso, professor Fernando Tadeu, me fizeram o convite para ministrar a palestra de abertura, me senti lisonjeado e aceitei de pronto, justamente por entender a necessidade desse tema ser debatido", destacou o governador.

A programação contou ainda com palestras sobre a política e a economia no Brasil hoje, análises sobre bancos de fomento e financiamentos a logo prazo, crescimento econômico sustentável, mercado de capitais, incentivos fiscais, além de debater a representação do Centro-Oeste na economia mundial.

Um dos palestrantes da sexta-feira, dia 16, o diplomata Vicente Amaral Bezerra, atual assessor diplomático da vice-presidência da República, falou sobre as relações entre Brasil e China. “A China é nosso principal parceiro comercial há 10 anos. É muito válido entender o nosso papel e os fenômenos internacionais que ocorrem no meio onde estamos inseridos. O evento realizado aqui é oportuno, considerando que a China é um dos principais consumidores da produção do Centro-Oeste”, destacou o diplomata.

Para o presidente do Conselho Federal de Economia, Wellington Leonardo da Silva, este é um momento de valorização profissional da categoria. “Os economistas são profissionais que passam anos pesquisando, se informando, e se preparando para apontar o que é mais adequado para alcançar desenvolvimento, qualidade de vida, distribuição de renda e dignidade para a sociedade. Todos deveriam ouvir mais a opinião dos economistas”, disse.

O evento foi realizado no auditório do Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá. Segundo o presidente do Conselho Regional de Economia de Mato Grosso, Evaldo Silva, o objetivo é levar aos acadêmicos e profissionais da área, informações atualizadas e promover debates construtivos.

 

“Foi um sucesso esta retomada do ENEOSTE, que há mais de cinco anos não ocorria. A categoria tem muito a ganhar com esse encontro. É uma aproximação importante entre o conselho, e os atuais e futuros economistas”, enfatizou o presidente do CORECON-MT.

As universitárias Kauara Volpato de Menezes e Maria Júlia Ferreira Lemes, do 6º. semestre do curso de Economia da Unemat, campus Sinop, que vieram numa caravana de 15 alunos, avaliaram o evento positivamente. “Viajamos 7 horas para participar do ENEOESTE e valeu muito a pena”, disse Maria Júlia. “Tivemos a oportunidade de conhecer profissionais com amplo conhecimento na área, que compartilharam experiências nacionais e internacionais. Eventos como este precisam continuar, porque enriquecem muito a nossa formação”, reforçou Kauara.

No encerramento da programação, o presidente do CORECON-MT, Evaldo Silva, anunciou a continuidade do ENEOESTE. A próxima edição será realizada em Brasília.

 

Fonte: Andressa Boa Sorte/Assessoria Corecon-MT