Acadêmicos de Economia realizam debate entre candidatos à prefeitura de Cuiabá

06/11/2020

Estudantes do curso de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso organizaram um debate entre os candidatos à prefeitura de Cuiabá no pleito do próximo dia 15 de novembro. O evento foi realizado no auditório do Conselho Regional de Economia de Mato Grosso, o Corecon-MT, e teve apoio da entidade de classe.

A presidente do Centro Acadêmico, Laís Silva Ferreira, já estagiou no Corecon-MT e explicou a importância do evento. “Eu acredito que os jovens, ainda na faculdade, precisam se envolver com questões relacionadas à política, já que nossa carreira é essencial para direcionar o bom uso de recursos públicos. Promover esse debate, é incluir a carreira do economista no processo político e dar o devido reconhecimento a essa profissão. Se queremos ter educação de qualidade, é preciso que o recurso público seja bem utilizado pelos gestores. A mesma coisa vale para a saúde e qualquer outra área, por isso, o economista tem papel fundamental em todas essas decisões, dando respaldo técnico a esses gestores”, explicou Laís. “Saber quais as propostas deles nessa área e quais os conhecimentos eles têm a respeito de economia, é fundamental”, destacou.

O presidente do Corecon-MT, Evaldo Silva, elogiou a inciativa dos acadêmicos. “Nós abrimos as portas do Conselho para esses estudantes e para o debate que eles promoveram com os candidatos, justamente por entender que o Corecon-MT, como entidade de classe, tem um papel importante em incentivar a futura geração de economistas”, disse Evaldo.

O vice-presidente do Conselho, Fernando Tadeu de Miranda Borges, que é professor titular na UFMT e formado em economia pela mesma universidade, também parabenizou os acadêmicos pela iniciativa. “Para mim como professor, é recompensador ver que os estudantes têm esse tipo de iniciativa e fazem, através desse debate, uma provocação, no sentido positivo, aos candidatos ao cargo de chefe do executivo municipal. Acredito que um bom gestor precisa se cercar de bons economistas”, avaliou Fernando.

Durante cerca de duas horas, os candidatos Aécio Rodrigues (PSL), Gilberto Lopes Filho (Psol), Gisela Simona (Pros) e Paulo Henrique Grando (Novo), responderam às perguntas elaboradas pelos acadêmicos relacionadas ao tema economia.

 

Fonte: Andressa Boa Sorte/ Assessoria Corecon-MT.