Artigo: a necessidade da vacinação em massa para a retomada da economia

17/08/2021

Foi-se o tempo em que vimos o mundo na corrida pelo desenvolvimento de vacinas que fossem capazes de minimizar os impactos provocados pelo novo coronavírus. Até este mês de agosto, já existem cerca de 14 vacinas contra a Covid-19 no mercado, sendo que destas, 5 já foram validadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e estão aptas para serem utilizadas no Brasil.

A busca da ciência por vacinas cada vez mais eficientes, continua, visto que a disseminação do vírus numa velocidade intensa, faz surgirem novas variantes. As medidas não farmacológicas, como distanciamento social, uso correto das máscaras de proteção e higiene constante das mãos, seguem sendo necessárias e salvando vidas.

O alvoroço provocado pelo vírus, foi além da saúde das pessoas. A crise sanitária sacudiu a economia mundial. Os resultados vindos a partir da imunização da população, trouxe reflexos diretos no sistema financeiro das nações, especialmente naquelas onde o índice de vacinação segue em ritmo acelerado. Há de se dizer, porém, que o Brasil ainda está longe de alcançar posições realmente satisfatórias. Negligência de uma parte, negacionismo de outra. Esses são fatores que atrasam a retomada da economia no Brasil.

Quando falamos em “recuperação da economia”, temos diversas variáveis que precisam constar nessa equação. Apesar da crise, podemos citar o avanço tecnológico acelerado motivado pela necessidade. Semelhante ao que ocorreu na história da civilização em tempos de guerra, registramos avanços extraordinários em tecnologia e outras soluções de mercado que surgiram diante da necessidade repentina advinda da crise que afetou a economia, o modo de vida e a saúde das pessoas em todo o planeta.

No entanto, não podemos falar em recuperação, em sair da crise, sem antes tratarmos a raiz do problema. A saúde das pessoas, o risco de vida, afeta em cheio o mercado financeiro, o comércio em geral e a renda das famílias.

Apesar de todas as evidências científicas, infelizmente, ainda vemos pessoas acreditando em mentiras que circulam em grupos de WhatsApp e outras redes sociais. As chamadas ”Fake News”, são um vírus tão avassalador para a economia quanto o próprio corona. Isso porque, ao acreditarem que as vacinas não funcionam, pessoas tem se recusado a receber o imunizante. Só em Cuiabá, as abstenções estão em cerca de 20% todos os dias e até 50% nos finais de semana. Mensagens mentirosas que vão desde um “plano de dominação com chips através da vacina”, até supostas “reações fatais”, são ameaças que precisam ser fortemente combatidas, se quisermos ver, de fato, uma retomada econômica em nosso país.

O atraso nas vacinas, significa um atraso também para sairmos do “vermelho”. A imunização em massa é o único caminho para termos novamente índices positivos quanto à contratações, investimentos e confiança no mercado. Negar vacina à população, é negar a chance de voltarmos a nossa vida, de voltarmos a crescer. Se recusar a vacinar, é também um ato de negligência, que pode custar sua própria vida ou de familiares e amigos, já que nunca sabemos quem pode ser a próxima vítima.

Imunização em massa, em ritmo acelerado. Esse é o ingrediente principal da receita para a retomada da economia.   

Evaldo Silva – Presidente Corecon-MT.

 

Fonte: Evaldo Silva – Presidente do Corecon-MT.