Conselho Federal e CORECONs do Centro-Oeste debatem alternativas para fortalecimento da economia regional

03/06/2020

Os presidentes e representantes dos Conselhos Regionais de Economia do Centro-Oeste, e do Conselho Federal de Economia, participaram de uma reunião virtual nesta quarta-feira (3), por meio do aplicativo Zoom. O objetivo do encontro foi discutir alternativas para o fortalecimento dos pequenos negócios e economia local, diante das consequências da pandemia da Covid 19 e as dificuldades de acesso a crédito.
 
 
Participaram da reunião o presidente do Corecon-MT, Evaldo Silva, e a assessora de comunicação, Andressa Boa Sorte; o presidente do Corecon-GO, Valdivino José De Oliveira; presidente do Corecon-DF, César Augusto Moreira Bergo; o conselheiro do Corecon-MS, Volmir Meneguzzo; o coordenador da Comissão de Desenvolvimento Regional, conselheiro do Cofecon,  Lauro Chaves Neto; a superintendente do Conselho Federal de Economia, Aline Tales Ferreira e a assessora Jane Lopes da Silva.
 
 
Durante a videoconferência, foi proposta a criação de um Fórum permanente para debater e fomentar o desenvolvimento do setor econômico, principalmente dos pequenos e médios negócios. Cada Conselho Regional será responsável por traçar estratégias de como implementar essa nova ferramenta. 
 
 
“Estamos passando por um período diferente, os desafios são novos e a troca de experiências é necessária. Além dos economistas, é importante convidar para os debates especialistas de outras áreas, que conhecem com profundidade as necessidades de cada segmento. Precisamos pensar, juntos, também no cenário pós-pandemia”, sugeriu o presidente do Corecon-MT, Evaldo Silva. 
 
 
Outra possibilidade é buscar parcerias com universidades e empresas cujo perfil é auxiliar os empreendedores. No ano passado, uma das ações do Corecon-MT foi a realização do IX ENEOESTE (Encontro dos Economistas do Centro-Oeste), com a presença de palestrantes renomados do cenário local  e nacional, entre eles, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes. O evento foi realizado no auditório da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá, com a proposta de aproximar profissionais e futuros economistas. 
 
 
A décima edição do ENEOESTE, prevista para ser realizada em Brasília, deve ocorrer neste ano, em novembro. O formato ainda será debatido pelos conselheiros do Corecon-DF em plenária. Uma das possibilidades é de que o evento seja realizado na modalidade virtual. “A pandemia da Covid 19 estabeleceu novas necessidades e hábitos. A internet e muitas outras ferramentas, que já existiam, hoje são ainda mais utilizadas. Esta é tendência. Acreditamos que os canais online poderão nos auxiliar muito nesse novo momento, para levar informações técnicas à população, assim como ajudar cidadãos, empresas e poder público no mundo pós-pandemia”, concluiu Evaldo Silva.
 
 

Fonte: Assessoria Corecon-MT