Corecon-MT fortalece ações em prol da categoria mesmo em meio à pandemia

06/01/2021

Apesar do ano atípico, com muitos desafios em meio à pandemia do novo Coronavírus, o Conselho Regional de Economia no Estado de Mato Grosso (Corecon-MT), sob a presidência do economista Evaldo Silva, realizou uma série de ações em benefício da categoria durante o ano de 2020.

“Promovemos a informatização do nosso sistema. Participamos e promovemos também eventos virtuais, e estivemos presentes em veículos de comunicação mostrando a importância da nossa categoria para o desenvolvimento do país, especialmente nesse momento de crise econômica, social e sanitária. O ano de 2020 foi desafiador e 2021 continua sendo. Para dar continuidade às ações de valorização profissional e fortalecimento da carreira é que me coloquei á disposição dos colegas para presidir mais uma vez o Conselho”, destaca Evaldo Silva, reeleito na última terça-feira (05/01).

Em 2020, o Corecon-MT foi palco de debate entre os candidatos à Prefeitura de Cuiabá, numa parceria realizada com acadêmicos de Economia, da Universidade Federal de Mato Grosso. “A nossa gestão tem essa característica de buscar uma aproximação com os futuros economistas. Ficamos muito contentes com essa iniciativa que partiu dos próprios acadêmicos, porque o Conselho pertence a eles também. É importante que se sintam em casa”, disse o presidente do Corecon-MT.

Diante dos desafios econômicos e sociais, a categoria marcou presença também na mídia, por meio de artigos publicados em sites e entrevistas concedidas a diversos veículos de comunicação. Foram abordados assuntos como o cenário econômico atual, os novos hábitos financeiros da população, a necessidade da vacinação em massa para garantir o equilíbrio da economia e as ações que devem ser empregadas nos próximos meses – no período pós pandemia.

Mantendo o compromisso de incentivar e favorecer a troca de conhecimento e experiências entre profissionais e estudantes de economia, o Corecon-MT apoiou projetos como seminários virtuais e palestras. Também em 2020, a estagiária do Conselho, Pâmella Cristina Oliveira Melo, foi aprovada num programa de intercâmbio na Hungria. “Entraram em contato comigo três dias depois de me inscrever à vaga. Passei por quatro entrevistas, todas em inglês. O Corecon-MT forneceu a sala para essas entrevistas e eu sou muito grata por todo o apoio”, conta Pâmella Melo.

O Conselho também participou no ano passado do XV ENECOMAT (Encontro sobre a Economia Mato-Grossense), realizado pela Faculdade de Economia da UFMT, no formato online.

Para 2021, a expectativa é fortalecer ainda mais as ações em benefício da classe. “Eu havia planejado encerrar minha atuação como presidente ao final do mandato de 2020, tendo em vista que recentemente assumi o compromisso de responder pela diretoria executiva da TV Band em Mato Grosso. Porém, a convite dos colegas economistas, que entenderam ser importante a continuidade do trabalho que começamos, resolvemos aceitar. Por causa da pandemia, ficamos limitados na realização de eventos em 2020, mas não deixamos de atuar. Trabalhamos bastante e a nossa vontade é fazer ainda mais neste novo ano”, destacou Evaldo Silva.

Na última terça-feira (05/01), durante a sessão de posse dos novos conselheiros, presidente e vice, para o mandato de 2021, foi apresentado o relatório do desempenho orçamentário do ano anterior. Em 2020, o Corecon-MT obteve um acréscimo de 148% na receita prevista e economizou cerca de 29% nas despesas. “Os números demonstram que estamos no caminho certo. Agradeço a todos que de alguma forma contribuíram e continuam colaborando com o nosso trabalho”, concluiu.

 

Fonte: Assessoria Corecon-MT