Presidentes de Corecons e Conselheiros federais participam de debate virtual sobre “Políticas de Desenvolvimento para o Brasil”

22/01/2021

Presidentes de todos os Conselhos Regionais de Economia e conselheiros federais participaram nesta quinta-feira (21/01) de um debate on-line, promovido pelo Conselho Federal, sobre “Políticas de Desenvolvimento para o Brasil”. A transmissão foi feita pelo canal do Cofecon, no Youtube, com mediação do conselheiro coordenador da Comissão de Política Econômica, Fernando de Aquino, apresentação do presidente do Cofecon, Antonio Corrêa Lacerda, e comentários dos professores Paulo Gala e Elias Jabbour.

 

Entre as abordagens, destacaram-se a importância da construção de uma escada tecnológica no Brasil, e a participação efetiva do Estado e iniciativa privada em todos os processos. “O nível de risco é elevado quando depende só da iniciativa privada, por isso é necessário que o Estado seja parceiro. Assim, teremos mais chances de alcançar mercados já consolidados. Outro desafio é produzir nossas próprias tecnologias”, comentou o professor Paulo Gala.

 

Paulo Gala é graduado em Economia pela FEA-USP. Mestre e Doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, foi pesquisador visitante nas Universidades de Cambridge UK e Columbia NY. É professor de economia na FGV-SP desde 2002.

 

O debate também envolveu questões históricas, políticas e institucionais. O professor Elias Marco Khalil Jabbour defendeu a revogação de marcos institucionais e ajustes de valores ideológicos. “Nós precisamos pensar a transferência de tecnologias também como uma necessidade para resguardar interesses”, completou.

 

Elias Jabbour é professor adjunto da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas. Foi assessor econômico da Presidência da Câmara dos Deputados.

 

Para o presidente do Corecon-MT, Evaldo Silva, iniciativas como esta são válidas para a troca de experiências e fortalecimento da classe. “É sempre importante essa interação com economistas de todo o País. Um debate de alto nível, com contribuições que agregam ao nosso dia-a-dia, com projeções a curto, médio e longo prazo. Parabéns a todos os envolvidos”, disse.   

 

A iniciativa marcou o início da 702ª Sessão Plenária Ampliada do Cofecon.

Fonte: Assessoria Corecon-MT