O papel do economista em tempos de pandemia

01/05/2020

Estamos vivendo um momento muito difícil em todo o planeta, uma situação atípica, que mudou a rotina de muitas famílias. O novo Coronavírus, até então desconhecido, chegou estabelecendo desafios na saúde pública, e hoje já atinge as diversas áreas, principalmente na esfera social e econômica.

 

No Brasil, mais de 6 mil pessoas morreram vítimas da Covid 19, empresas fecharam as portas e muitas famílias sofrem com a escassez de alimento e renda. Nesse período de pandemia, o trabalho dos economistas é ainda mais necessário.

 

Sabemos que a instabilidade gera incertezas, mas uma análise técnica e uma orientação segura podem fazer toda a diferença. O papel do economista também é defender as famílias e as vidas.

 

Cabe ao economista, consciente da responsabilidade social, orientar as autoridades públicas no que diz respeito ao auxílio à população mais humilde, além de debater a importância de refinanciamentos que atendam os micro e pequenos empresários. É hora de unir forças.

 

Por isso, neste dia 1º de maio, “Dia do Trabalhador”, quero honrar todos os profissionais de Mato Grosso que seguem na linha de frente, entendendo a relevância desta missão.

 

Não importa o local onde atuam, se é na iniciativa privada ou na área pública, no governo municipal, estadual ou federal, tenham uma certeza: vocês são fundamentais nesse processo!

 

Evaldo Silva - Presidente do Conselho Regional de Economia do Estado de Mato Grosso.