Presidente do Corecon-MT participa de premiação e encerramento do XV Enecomat 2020

19/11/2020

O Presidente do Conselho Regional de Economia de Mato Grosso, Evaldo Silva, participou na noite desta quarta-feira (18/11) do encerramento da décima quinta edição do Enecomat, evento que é promovido anualmente pela Faculdade de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Cuiabá, e que há três anos recebe o apoio e patrocínio do Corecon-MT.

O presidente da entidade participou do momento da premiação dos melhores trabalhos apresentados por estudantes do curso de Economia da UFMT. “Este Encontro tem sido um importante evento responsável por discutir temas relevantes para a Economia Mato-Grossense entre a comunidade acadêmica, membros do governo, da sociedade, do setor privado e profissionais da área de economia e afins. Desde que assumi a presidência do Conselho, entendi a necessidade de aproximar a entidade dos futuros economistas, por isso, o Corecon vem apoiando o Enecomat e incentivando os acadêmicos e serem cada vez mais atuantes”, disse Evaldo.

O ENECOMAT é um evento anual da Faculdade de Economia, sendo em 2020 sua décima quinta edição, e representa a possibilidade de interação entre a Universidade e a sociedade mato-grossense. Neste ano, contou com temas emergentes do cenário nacional e palestrantes especialistas nos temas abordados, mediados por professores economistas do Estado, que aproximam esses temas da realidade estadual. Foram tratados temas com problemáticas macroeconômicas como o financiamento a saúde e as políticas anticíclicas e o mercado financeiros à temas do agronegócio e a Amazônia. Além de uma palestra em homenagem ao grande economista brasileiro Celso Furtado, no ano de seu centenário. O evento tem se tornado uma referências para os estudiosos para economistas e estudiosos da economia de Mato Grosso.

A professora doutora Carla Cristina Rosa de Almeida, da Faculdade de Economia da UFMT, agradeceu ao apoio do Corecon ao evento. "O CORECON-MT tem se firmado como um grande parceiro dos eventos da Faculdade de Economia, sobretudo o ENECOMAT. O apoio dos últimos anos não tem sido apenas financeiro, mas também na divulgação do evento junto aos economistas associados. Assim como no passado, o apoio financeiro possibilitou que premiássemos os melhores trabalhos submetidos ao evento. Além disso, entendemos que é muito importante a divulgação do Conselho junto aos estudantes, futuros economistas, para fortalecimento da nossa categoria", disse a docente.

O vice-presidente do Corecon-MT, professor Fernando Tadeu de Miranda Borges, que é professor titular de economia da Universidade Federal de Mato Grosso, destacou a relevância de encontros como este. “O Enecomat evidencia o papel do economista e proporciona uma troca muito interessante de conhecimento entre os participantes. Além disso, eleva as discussões com pautas econômicas especialmente porque incentiva os acadêmicos a produzirem trabalhos relevantes e que são apresentados durante o evento”, avaliou.

Veja abaixo, a lista dos trabalhos vencedores.  

 

XV ENECOMAT - PREMIAÇÃO

1° colocado
Características dos municípios e as irregularidades apontadas pelo controle externo estadual: evidências empíricas para o estado de Mato Grosso. (José Barbosa do Prado Neto - Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Charline Dassow – UFMT; Mathias Schneid Tessmann-IDP; Cláudia Regina Heck - UFMT).

2° colocado
Impacto da lei complementar n º 141/2012 na qualidade da saúde dos municípios do estado de Mato Grosso: uma análise utilizando o índice FIRJAN de desenvolvimento dos municípios (IDFM). (Maria Estela Basilio de Oliveira Rocha - UFMT; Paulo Sérgio Almeida Santos - UFMT; Regiane de Arruda Souza - UFMT).

3° colocado
Avaliação do tipo de organização municipal do meio ambiente no combate a ocorrência de focos de incêndios nos municípios da Amazônia Legal. (Maycon Rodrigues do Prado - UFMT; Arturo Alejandro Zavala Zavala - UFMT).

Reconhecimento

Efeito dos programas de transferência condicional de renda sobre a oferta de trabalho dos beneficiários: diferenças entre rural e urbano. (Leticia Aparecida Lavoratto - UCB; Carlos Vinícius Santos Reis – UCB; Daniel Thomaz Giacomelli Nunes Maciel – FATEC-MT).

Exportação de commodities minerais e crescimento econômico: uma análise da hipótese export led growth para o Brasil (Leandro Navarrete Machado – UFR; Aniela Fagundes Carrara - UFR).

Aspectos socioeconômicos da ocorrência de homicídios na região metropolitana da Bahia: 2001 – 2018. (Vithorya Auxiliadora Alves da Silva - UFMT; Henrique Rogê Batista – UFMT).

Dinâmica no mercado de trabalho da indústria de transformação na mesorregião sudeste do Mato Grosso após 2006: uma análise shift-share. (Larissa Mayara Moura da Silva - UFR; Angel dos Santos Fachinelli Ferrarini - UFR).

Gasto com pessoal nos municípios mato-grossenses e o cumprimento da lei de responsabilidade fiscal - 2014 a 2018. (Micaelly Cristine de Moura Santos - UFMT; Cláudia Regina Heck - UFMT).

 

Fonte: Andressa Boa Sorte/Assessoria Corecon-MT.