Perguntas Frequentes

A Carteira de Identidade de Economista substitui o RG?

Sim. A Carteira expedida pelos órgãos fiscalizadores das profissões tem valor de documento de identidade em todo Território Nacional para qualquer efeito, conforme Lei nº 6.206/1975.

Como obter a 2 Via da Carteira Profissional de Economista?

A 2ª via de sua Carteira Profissional de Economista deverá ser requerida pessoalmente mediante apresentação de 1 (uma) foto 3x4 recente (fundo branco) e pagamento da taxa.

J me formei h alguns anos atrs, ainda posso fazer o meu registro?

Nada impede o Economista, que é formado há alguns anos atrás, fazer seu Registro Definitivo; basta comparecer ao Corecon-MT com os documentos necessários de 1º Registro.

No posso efetuar o pagamento da anuidade. O que posso fazer temporariamente at minha situao melhorar, sem ter que fazer o cancelamento do meu Registro?

Poderá ser solicitada a Suspensão, a qual é temporária, válida por 1 (um) ano, isentado o profissional do valor da anuidade pelo período de concessão da suspensão. Após o término do prazo o Economista pode solicitar a prorrogação da Suspensão por mais um ano. Lembrando que após esse período ocorrerá a automática reativação do registro e o consequente lançamento de anuidades futuras.

O meu pedido de cancelamento/tratamento especial em funo da idadefoi deferido, porm no quitei as parcelas do termo. Sou obrigado a pagar as parcelas atrasadas?

Sim, pois o fato de seu registro constar como cancelado ou ativo com desconto não o isenta de cumprir o Termo de Parcelamento firmado.

O que Registro Definitivo de Economista?

É um registro destinado aos portadores de Diploma de Bacharel em Ciências Econômicas, com registro no MEC, que queiram e/ou necessitam habilitar-se para o exercício legal da profissão de Economista

Onde posso pagar meus boletos?

Os boletos poderão ser pagos em bancos, casas lotéricas ou pela internet, dentro do prazo de vencimento.
 

Por que o CORECON-MT pode cobrar as anuidades em atraso por meio de Execuo Fiscal?

Porque todo o crédito da Fazenda Pública deve obrigatoriamente ser cobrado por meio de execução fiscal, consoante prevê a Lei nº 6.830/80, na qual se inclui o Conselho Regional de Economia por ser uma Autarquia Federal, de acordo com a Lei 1.411/51.
 

Quais as consequncias com o no pagamento da anuidade do CORECON-MT?

O não pagamento das anuidades implica na remessa do processo administrativo ao Departamento Jurídico do CORECON-MT para a cobrança judicial do débito junto à Justiça Federal.

Quais as consequncias do no cumprimento do Termo de Parcelamento?

O não pagamento da 1ª (primeira) parcela ou de mais de uma parcela nos vencimentos estipulados, implicará na imediata rescisão do Termo de Parcelamento, com o vencimento total do saldo remanescente. O débito será inscrito na Dívida Ativa do CORECON-MT, com os acréscimos legais, além de ser promovida a competente Ação de Execução Fiscal na Justiça Federal.

Quais os Documentos necessrios para fazer a Suspenso do Registro Definitivo no CORECON-MT?

Apenas é necessário o preenchimento do formulário e uma Justificativa para a Suspensão (desemprego ou não exercício da profissão).

Quais os Documentos necessrios para fazer o Cancelamento do Registro Definitivo no CORECON-MT?

Os documentos necessários são: Diploma original de bacharel em ciências Econômicas (somente para registros anteriores a 2006); Justificativa para o Cancelamento (aposentadoria, desemprego ou não exercício da profissão); Devolução da carteira de Economista e pagamento da taxa.
 

Quais os Documentos necessrios para fazer o Registro Definitivo no CORECON-MT?

Os documentos necessários são: Diploma original de bacharel em ciências Econômicas e cópia; Histórico escolar original do Curso e cópia; RG e CPF original e cópia; Título de Eleitor original e cópia; Comprovante de residência original e cópia; Comprovante das Taxas de Abertura de Registro.

Qual a funo do CORECON-MT?

Somos uma autarquia federal que registra e fiscaliza a profissão do Economista.

Qual o vencimento da anuidade do CORECON-MT?

O vencimento é sempre dia 31 de março de cada ano.

Quero fazer meu Registro, mas ainda no tenho disponvel o Diploma, o que fazer?

Para profissionais que ainda não tenham disponível o Diploma, a orientação é apresentar Certificado de Conclusão do Curso assinado pelo Diretor e/ou Secretário, expedido em até 6 (seis) meses, constando o número do Decreto que reconheceu a Faculdade e Data de Colação de Grau (original e cópia)  e protocolo de solicitação do Diploma junto à faculdade (original e cópia).
 

Sou registrado no CORECON, mas no exero a profisso. Por que devo pagar as anuidades?

Porque o fato gerador das anuidades é o registro no órgão de fiscalização e não o efetivo exercício profissional, conforme previsão legal.