Estudantes de Ciências Econômicas de MT se preparam para etapa regional da XI Gincana Nacional de Economia

02/08/2022

A décima primeira edição da Gincana Nacional de Economia terá a primeira etapa realizada no dia 7 de agosto. A Gincana que ocorre, na primeira fase, em formato 100% virtual, oferece aos graduandos em Ciências Econômicas a oportunidade de entenderem a conjuntura econômica do país por meio de uma simulação que envolve dilemas e questões a serem respondidas. Nesta fase, o desafio será composto de perguntas de múltipla escolha a partir de um jogo de cartas, em plataforma virtual.

Mato Grosso, tradicionalmente participa da competição, ficando nas últimas três edições, entre os finalistas. Desta vez, o estado também está entre os que mais inscreveram participantes. “Somos o quinto estado com o maior número de inscritos. Isso mostra que nossos universitários estão engajados com essa ciência tão importante para a sociedade. O Corecon-MT sempre apoia e estimula a participação dos nossos acadêmicos, porque entendemos a importância de que eles vivenciem, na prática, a compreensão da dinâmica da economia e como é atuar nesse segmento”, disse o vice-presidente do Conselho Regional de Economia de Mato Grosso, professor Fernando Tadeu de Miranda Borges.

O presidente do Corecon-MT, Evaldo Silva, também destacou a tradição de Mato Grosso na participação da Gincana Nacional. “Nós sempre atuamos de forma a incentivar essa aproximação entre a academia e a prática da atividade, por isso, estimulamos sempre que nossos estudantes participem da competição nacional. Ter esse tipo de experiência, com certeza ampliará a visão dos nossos futuros economistas para que ingressem no mercado de trabalho com uma perspectiva mais abrangente sobre nosso campo de atuação”, disse Evaldo.

Etapa Nacional

A etapa nacional ocorrerá nos dias 3 e 4 de novembro de 2022, durante a programação do XXVII Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (SINCE), na cidade de João Pessoa-PB.

Participantes de MT

Estão inscritos na XI Gincana Nacional de Economia, 13 duplas de universitários que irão representar Mato Grosso na competição, sendo 9 duplas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); 3 da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT); e uma da Universidade Federal em Rondonópolis.

 

Fonte: Andressa Boa Sorte/Assessoria Corecon-MT