Uma homenagem à história da Economia mato-grossense

23/09/2025

 
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) foi palco de uma emocionante celebração em homenagem aos 60 anos da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A sessão especial, proposta pelo economista e deputado Thiago Silva (MDB), também marcou o lançamento do livro "Concerto UFMT: Faculdade de Economia", uma obra do professor Dr. Fernando Tadeu de Miranda Borges, que detalha a trajetória da instituição.
 
Clique para assistir: https://www.instagram.com/reel/DO9PWJokXpC/?igsh=aTl1Y2gzbG1jenZl
 
O evento reconheceu a contribuição da faculdade para o desenvolvimento econômico do estado e para a produção de conhecimento relevante. 

Para o professor e conselheiro do Corecon-MT, Fernando Tadeu de Miranda Borges, autor do livro, o evento é um marco. “A Faculdade de Ciências Econômicas, a Faculdade de Educação e a Faculdade de Engenharia forneceram a sustentação que a UFMT precisava para se consolidar nos anos 70. E nesse sentido, o livro, com a proposta de dissecar a trajetória da Faculdade de Economia, abre perspectivas interessantes para outros enredos. Trata-se, portanto, no conjunto, de um ensaio musical com maestros e maestrinas da Faculdade de Economia da UFMT, por isso do nome, CONCERTO UFMT: FACULDADE DE ECONOMIA", afirmou.

O reconhecimento do trabalho do economista

O evento, que contou com a presença de diversas autoridades e profissionais, reforçou a relevância da profissão de economista para o estado. Rosbeck Bucair, presidente do Corecon-MT, destacou a importância da valorização. “É uma alegria muito grande ver a profissão do economista de Mato Grosso ser homenageada em um poder tão importante como a Assembleia Legislativa. A moção de aplausos mostra o quanto o nosso trabalho é reconhecido e valorizado, especialmente com a pujança do agronegócio, onde o economista tem um papel fundamental”, declarou.

A visão foi compartilhada pelo vice-presidente do Corecon-MT, Emanuel Daubian. “É um privilégio para nós do Conselho, que hoje estamos na gestão, participar e ver essa homenagem à Faculdade de Economia da UFMT, à qual a maioria dos economistas de Mato Grosso é vinculada. A homenagem também se estende a todos os profissionais que de alguma forma ajudaram a construir a história da economia do estado”, pontuou Daubian.

O livro "Concerto UFMT: Faculdade de Economia" é o resultado de anos de pesquisa e de um cuidadoso trabalho de resgate de documentos e memórias da instituição. O título da obra faz alusão a um conjunto harmonioso de pessoas, saberes e ações que, ao longo de seis décadas, moldaram a história da faculdade, que é mais antiga que a própria UFMT. O evento reforçou o compromisso do Conselho Regional de Economia com a valorização e a celebração da história da profissão.

Além do lançamento, uma Moção de Aplausos foi concedida a 91 personalidades, incluindo professores, ex-alunos e economistas que construíram a história da instituição. Entre os homenageados, estiveram nomes como Prof. Leonardo Shessarenko, coordenador do Núcleo de Pesquisas Econômicas; Profa. Isabel Guarim (ministrou durante muito tempo a disciplina Contabilidade Social); Prof. Manoel Pinto da Fonseca (ex-chefe de Departamento e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação); Prof. Guilherme Frederico de Moura Müller (Professor, Presidente da Associação de Docentes da UFMT, Secretário de Planejamento da Prefeitura de Cuiabá e do Estado de Mato Grosso, Primeiro mestre da Faculdade; Economista Pepeu Garcia, ex-presidente do Corecon-MT e do Conselho Federal de Economia (Cofecon); Profa. Hermília Maria Figueiredo Latorraca Ferreira (ex-coordenadora de Curso de Graduação em Economia; Economista Agripino Bonilha Filho (pimeiro diretor da Faculdade de Economia na primeira fase); Prof. Carlos Correia - in memoriam (primeiro Presidente do Corecon/MT - 1974); Prof. Pedro Novis Neves - in memoriam (primeiro Presidente do Departamento de Estatística de Mato Grosso); e Prof. Wladimir Colman de Azevedo Júnior (Diretor atual da Faculdade de Economia).
 

Fonte: Andressa Boa Sorte/Comunica Assessoria.